O FAZER PEDAGÓGICO

EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Consideramos que o Educandário Nossa Senhora dos Navegantes, dentro de suas funções educativas, realiza na cidade de Areia Branca, um trabalho democrático e participativo eficiente no processo ensino-aprendizagem. É considerado como uma educação de qualidade e por isso mesmo tem uma imagem positiva pela sua tradição.


Dispõe de projetos pedagógicos e culturais, que envolvem sujeitos participativos com escolha de procedimentos para atingir determinados objetivosvivenciado no cotidiano prático da escola para que assim se possa constituir seres humanos que desenvolvem atividades complexas.


O Educandário Nossa Senhora dos Navegantes (ENSN), desenvolve uma proposta pedagógica que envolve, coordenadores, professores, funcionários, alunos pais e demais representantes da comunidade, que tenham compromisso com a cultura e a educação no processo de democratização de uma escola particular e confessional, destinada a satisfazer necessidades de uma aprendizagem que faz a diferença, inevitavelmente, com o passar do tempo.


Existe aqui, no ENSN, um fortalecimento de pessoas inseridas na escola, que lhes confere uma responsabilidade e um respeito para desenvolver suas heranças culturais; promover a educação defendendo a vida e a causa da justiça social; proteger o meio ambiente e ser tolerante com os sistemas sociais, políticos e religiosos da cidade. Destaca-se pelo zelo e o respeito aos valores humanos, trabalhando pela paz e pela solidariedade.


A importância das diversas relações que se gasta na instituição educacional ENSN, é que se propõe a constituir uma escola que valoriza, respeita e acolhe as diferenças individuais, aonde a fé cristã e os princípios evangélicos seja uma prioridade.


O ENSN, tem se destacado pelas suas bonitas apresentações, teatrais e culturais. Através de sua missão educativa e evangelizadora, desenvolve um belíssimo trabalho dentro e fora da comunidade escolar. Nesta perspectiva educativa e evangelizadora,as Irmãs Filhas do Amor Divino, vem desenvolvendo ao longo de seus cinquenta e um anos de história, uma educação de qualidade.


Pautados nos princípios filosóficos e doutrinários da Madre Francisca Lechnner, temos como linha teórica-metodológica, o sócio-interacionismo, que nos proporcionam ações concretas que sensibilizam o nosso educando, conscientizando da sua responsabilidade na construção de uma sociedade renovada, a partir dos valores humanos e cristãos. Para isso, faz-se necessário que tenhamos educadores com um perfil no qual estejam presentes os seguintes pressupostos educacionais: comprometimento com o evangelho; com a ação pedagógica proposta, com sua formação contínua; com a ética; que possua capacidade de comunicação, articulação e contextualização de informações; que tenha habilidade para pensar e solucionar conflitos; que seja receptivo ao uso das novas tecnologias; responsável no desempenho de suas atribuições; consciente do seu papel de agente transformador.


Trabalhamos com metodologias que favoreçam aprendizagens significativas e integradoras do conhecimento, que necessariamente, estabelece uma maior e melhor aprendizagem tanto no nível de relação com os aspectos sociais e vivenciais do aluno.


Temos como princípios comuns à missão educativa da Proneves que é uma formação caracterizada pelo espírito de: Liderança, autonomia, solidariedade, respeitoàs diferenças, criando espaços para que o educando torne-se autor e construtor do seu próprio conhecimento.


Realizamosreuniões periódicas pedagógica e administrativa, com pais, professores e funcionários da escola. Trabalhamos o aspecto da formação como uma prioridade de integração,como forma participativa e dinâmica.


Temos como ponto forte, os momentos de orações comuns e em cada sala de aula. Para muitos pais, o Ensino Religioso é uma peça fundamental na educação integral dos seus filhos, principalmente quando ministrado pelas Irmãs, o que faz a diferença entre a outras escolas.


Na educação infantil, buscamos uma ação educativa deste seguimento, propiciando atividades lúdicas e aprendizagens significativ, orientadas de forma integrada,contribuindo para o desenvolvimento das capacidades infantis de ordem cognitiva, física , afetiva, estética de relação interpessoal e de inserção social.


Primamospela ludicidade no encaminhamento das atividades, sejam nos âmbitos da formação pessoal e social e de conhecimento de mundo. Desta formas as crianças redimensionam aquilo que sabem sobre as mais diversas faces do conhecimento. Ainda destacamos as aulas de inglês e música já iniciada em nossa escola nesta primeira infância de nossos alunos.


Na educação fundamental funcionamos do 1º ano ao 5º ano dentro das exigências legaisdos 9 anos. A Lei nº 11.114/2005 alterou a redação do referido art. 32 da LDB, tornando o Ensino Fundamental, a partir dos seis anos de idade. Nova redação dada ao mesmo artigo pela Lei nº 11.274/2006 caracteriza “o Ensino Fundamental obrigatório, com duração de nove anos, iniciando-se aos seis anos de idade. Por sua vez, alterações promovidas no art. 87 da LDB, inicialmente pela Lei nº 11.114/2005 e, posteriormente, pelas Leis nº 11.274/2006 e nº 11.330/2006, definem simplesmente que o Distrito Federal, cada Estado e Município e, supletivamente, a União, devem matricular todos os educandos, a partir dos seis anos de idade, no Ensino Fundamental, isto é, no Ensino Fundamental de 9 anos, observando a legislação em vigor.


Também ofertamos o atendimento educacional na sala multifuncional com condições de participação da educação infantil aos alunos do fundamental com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotação).


Setor de Coordenação Pedagógico.


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